domingo, maio 17, 2009

Curtas Pt.1 - Scrum e auto-gerenciamento

Durante o Brazil Scrum Gathering tivemos "alguns" comentários polêmicos. Vou iniciar aqui uma sessão de curtas na qual vou focar no QUE foi falado e dar minha opinião sobre.

Scrum e auto-gerenciamento
Se você diz não acreditar em auto-gerenciamento, simplesmente VOCÊ NÃO ACREDITA EM SCRUM! Abrir mão do auto-gerenciamento é se render ao comando-controle, prática completamente abominada em ambientes Scrum. Se você diz que não acredita que profissionais possam ser auto-gerenciados, você está fugindo de uma das principais responsabilidades de um ScrumMaster: educar seu time! Entendo, delegar tarefas e pedir status é mais fácil que educar pessoas, mas por favor, se é isso que você que fazer, ESQUEÇA SCRUM e siga outro caminho.

Um comentário:

Luiz Phelipe disse...

Boa Tarde, Alexandre.

Venho vasculhando a internet à procura de informações sobre metodologia AGILE, e ultimamente venho focando a busca mais especificamente em SCRUM.

Trabalho com desenvolvimento em uma Fábrica de Software de uma empresa da área financeira, mais especificamente no desenvolvimento de softwares bancários.

Nas minhas pesquisas constatei que as experiências passadas por palestrantes, autores de artigos e até bloggers faziam menção sempre a projetos internos.

Minha grande dúvida quanto ao SCRUM aplicado à fábricas de software neste momento consiste em: "Como irei vender um projeto com Scrum? Como explicar para o cliente acostumado com o estilo cascata o SCRUM?"

Acompanho seu blog desde que iniciei minhas pesquisas, e aproveito para parabenizá-lo pelos treinamentos e pelo reconhecimento internacional.

Espero em breve poder participar de algum dos cursos ministrados por você.

Luiz Phelipe Soares Rodrigues.