terça-feira, março 17, 2009

Orlando Scrum Gathering - Pt. 01

Ontem foi o primeiro dia da primeira edição de 2009 do Scrum Gathering. Organizado pela Scrum Alliance este é o maior e principal evento de Scrum do mundo. Este é meu segundo Gathering, em 2007 estive na edição de Londres do evento e fiquei impressionado em ver quanto o evento (e Scrum) cresceu de lá pra cá...adoro este evento, principalmente o seu formato.
Ontem pela manhã participei de uma palestra do Mike Cohn entitulada "Leading Self-Organizing Teams" que foi muito interessante. Gostei muito quando ele relacionou os componentes da evolução humana (variação, seleção e retenção) com o processo de evolução no auto-gerenciamento de times.
Durante o almoço tivemos uma experiência que, para muitos, foi indigesta...entre uma garfada e outra acontecia um pequeno pronunciamento de Gregory Balestrero, Presidente e CEO do PMI - Project Management Institute. Gregory mostrou bastante bom senso ao falar do que temos feito "Vocês tem mostrado ao mundo como obter bons resultados em projetos..." e foi além "Encorajo PMPs a buscarem conhecimento e certificações na área de Scrum, pois realmente acreditamos nisso".
Após este almoço participei do que foi para mim, até o momento, a melhor sessão do evento. Ken Schwaber e Alistair Cockburn (que recentemente se juntou ao time dos CSTs) falaram, sob o título de "You thought that you knew Scrum?", sobre polêmicos - e recorrentes - erros cometidos em projetos Scrum..."Deliver", "Ask the team" e "Inspect/Adapt" orquestraram a apresentação junto ao barulho de colheradas em garrafas, xícaras e copos. Eu ainda não havia assistido uma apresentação do Alistair Cockburn e, desde esta primeira, sempre o farei quando tiver oportunidade...excelente!
Ao fim do dia tivemos um perfeito cocktail numa ótima área dentro do imponente Gaylord Resort, onde está acontecendo o evento. Tive a oportunidade de conversar bastante com alguns conhecidos como Alan Cyment, Mitch Lacey, Tobias Mayer, Boris Gloger, Jim Cundiff, Pete Hundermark e outros.

Nenhum comentário: