segunda-feira, dezembro 29, 2008

45 novos Certified ScrumMasters em São Paulo e Salvador

No período de 16 a 21 de dezembro rodei minhas 3 últimas turmas do ano:
- A primeira foi uma turma aberta em São Paulo, uma turma bastante interessante pela quantidade de debate que tivemos em volta da resistência cultural que envolve a utilização de Scrum em projetos. Inicia turma, termina turma, e as perguntas "Como vou vender isso? Como vou elaborar contratos que aceitem isso?" sempre se repetem. O José Papo tem postado em seu blog coisas bem interessantes sobre o assunto, sugiro a leitura. No entanto, como sempre falo em meus treinamentos, eu acredito fortemente que a melhor "solução contratual" ou da "forma de vender" deve ser discutida com as pessoas de contrato e vendas da sua empresa! Foram essas pessoas que estudaram estratégias para elaborar boas formas de vendas para serviços e produtos, essas pessoas estudaram formas de elaborar bons contratos. Essas pessoas podem lhe ajudar! Eu digo isso porque ao longo dos últimos anos tenho visto em muitos clientes a TI perder dias, semanas e meses adiando o uso de "Agile" por ainda não ter encontrado uma boa forma de vender ou de colocar tudo isso em contrato. Ao chamar alguém da área de negócios e jurídico, muitas vezes a coisa é resolvida em horas.
- A segunda turma foi especial pois foi uma turma fechada para a equipe da Borland Latin America. Tenho um carinho muito especial por essa empresa, que praticamente me formou profissionalmente durante todo o período que lá trabalhei. Apesar de muitos amigos não mais estarem por lá, ainda restam muitos conhecidos. A Borland continua reunindo profissionais com um nível muito bom no Brasil, e está bastante envolvida com Agile em suas ferramentas, no seu R&D nos Estados Unidos e com a comunidade, apoiando eventos lá fora (como o Agile 2008) e por aqui (como o Falando em Agile). Foram dois dias muito divertidos e gratificantes!
- Por fim fui a Salvador para ministrar minha última turma do ano, uma turma que já havia sido adiada da semana anterior devido a uma solidária virose que me derrubou. Agora, imaginem os seguintes acontecimentos: overbooking, conexões, aeroportos no fim de semana véspera de Natal, atrasos de mais de 02 horas, bagagem perdida...pois é, esses foram apenas alguns dos ingredientes desta turma. No entanto, superamos todos os obstáculos e o treinamento foi fantástico, méritos para a turma! Conheci pessoas maravilhosas que me deixaram extremamente à vontade para realizar um treinamento divertidíssimo e com bastantes atividades e conhecimento. Em 2009 devo voltar a Salvador (agora munido de fitas do Bonfim...rs) para uma turma de Certified Scrum Product Owner.

Nenhum comentário: