terça-feira, novembro 04, 2008

Falando em Agile 2008 foi Sucesso! Então...que venha o Brazil Scrum Gathering 2009 !!!!

Nos dias 23 e 24 de outubro foi realizado aqui em São Paulo(SP) o evento Falando em Agile 2008...que na minha opinião foi um evento sensacional! Fiquei muito contente por ter sido um dos idealizadores do evento e por ter participado da sua organização.
Como eu publiquei no blog da Caelum, a comunidade tem feito relatos sobre o evento tão ricos em detalhes que dá até vergonha de tentar ensaiar em escrever algo mais profundo. Sendo assim vou me limitar a comentar um pouco sobre as poucas palestras que tive tempo para assistir:

David Anderson em "Achieving Sucess with Agile Management": o que posso dizer sobre a palestra do David Anderson? Ela atendeu exatamente às minhas expectativas! Quando pensamos (eu e Adail) em trazer o David Anderson pensamos justamente em trazer alguém que mostrasse coisas diferentes, jeitos diferentes, conceitos diferentes...alguém que impactasse! Bom, enquanto alguns odiaram a palestra do David, muitos adoraram! Então causou impacto, ótimo! Acho que assitir à palestra dele foi um grande exercício para se enxergar quem realmente acredita que agile pode ter sucesso sendo feito de forma diferente da que "eu faço e sei que funciona"...um exercício para se enxergar quem conseguiu absorver conceitos fortes em volta de princípios ágeis, como o respeito. A palestra foi, pelo menos para mim - um mero mortal, cheia de insights enriquecedores.
Como não consegui recuperar nenhuma imagem da palestra do David Anderson, segue uma foto tirada no almoço do primeiro dia do evento.


esq-dir: Alisson Vale, eu, David Anderson, Adail Retamal, Rodrigo Yoshima, José Papo e Clavius Tales...faltou apenas Vito Corleone! :)

Daniel Wildt em "Experiências de um agilista em uma empresa global": Palestras de cases são sempre muito legais! E quando convidei o Daniel para palestrar no evento foi por um motivo claro: agilista que realmente pratica, e que tem feito um trabalho muito bom em projetos globais na Dell. Para quem acreditava que agile funcionava apenas em projetos pequenos deve ter sido muito interessante ver o que o Daniel mostrou nesta palestra.



Danilo Bardusco em "Scrum na Globo.com": Mais uma de case e que foi unanimidade! Acho que algo que enriqueceu ainda mais a palestra do Danilo foi a sua sinceridade em colocar os pontos falhos e erros cometidos pelo time da Globo.com na trajetória da implantação de Scrum. Chega de palestras "Ó, é tudo lindo!". Além disso, o alerta dado no início da palestra foi providencial...é importante quando se palestrar sobre cases fazer este tipo de alerta, visto que grande parte das pessoas que assistem querem levar o tal "formato" apresentado para a sua empresa...



Uma coisa que ficou clara no evento foi que, como o público estava bastante mesclado, era comum você conversar com uma pessoa que falava ter odiado a palestra A e adorado a palestra D...e ao se virar pra conversar com outra pessoa essa dizer que achou maravilhosa a palestra A e odiou a palestra D. Curioso, não?

Por fim, fecho este post fazendo um grande anúncio para a nossa comunidade Scrum: em 2009 teremos uma edição do Scrum Gathering da Scrum Alliance AQUI NO BRASIL! Ou seja, prepare-se para participar de um evento que terá os grandes nomes internacionais de Scrum sem ter que sair do Brasil. Fiquem atentos, em breve mais notícias sobre o Brazil Scrum Gathering aqui no aXblog.

Um comentário:

André Faria disse...

Fala Alexandre! Mais uma vez Parabéns pelo evento que foi um sucesso e como você mesmo já disse: "Que venha o Brazil Scrum Gathering 2009"