segunda-feira, novembro 24, 2008

74 novos Certified ScrumMasters em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém; 08 novos Certified Scrum Product Owners em São Paulo

Atualizando os dados das últimas semanas, tivemos turmas Certified ScrumMaster com um ótimo aproveitamento em São Paulo (2 turmas), Belém (1 turma) e Rio de Janeiro (1 turma). Rio e São Paulo tiveram excelentes turmas e na turma de Belém tivemos um produtivo e divertido treinamento com a participação de profissionais de importantes empresas como SERPRO, PDCase e CINBESA. Foi bom rever alguns conhecidos:


Em São Paulo rodei minha primeira turma "oficial" para Product Owners e tenho que admitir que foi muito prazeroso, visto que tenho alertado por todos os cantos o quão importante é este papel, e que muitos e muitos projetos Scrum falham por colocarem um foco muito grande no papel de ScrumMaster, esquecendo a igual importância do Product Owner e do Time.

Um comentário:

Colaborando disse...

Alexandre,
Fiz o curso de CSM em Belém, sou do SERPRO, e estamos começando a usar os ensinamentos. As coisas estão começando a mostra seus resultados. Em particular, como você mesmo enfatiza, o que está começando logo a aparecer são os problemas!
Estamos com algumas dificuldades... mas lendo posts, artigos, livros, trocando experiências, errando, praticando, aos poucos estamos descobrindo nosso modo de ser ágil!.
Obrigado pelo excelente treinamento e frequentes ensinamentos!.
Um abraço,
Ticiano