quinta-feira, outubro 16, 2008

58 novos Certified ScrumMasters em Recife, São Paulo, Campinas e Porto Alegre

Nas últimas duas semanas estive atravessando três regiões do Brasil para realizar turmas de Certified ScrumMaster. Tudo começou em Recife/PE nos dias 03 e 04. O complicado nesta turma foi realizar a difícil tarefa de passar um sábado de sol em uma cidade tão bonita como Recife trancado em uma sala de aula:)
A turma foi muito boa e, como tenho feito na maioria das turmas, expliquei logo no início o conceito de Beginner's Mind, que quando compreendido - como foi o caso - auxilia bastante no aprendizado durante o treinamento. Não vejo a hora de voltar em Recife, tanto que já estou com novas datas para lá, inclusive com uma turma de Certified Scrum Product Owner.
De Recife voltei correndo para São Paulo, onde no dia 06 iniciaria uma nova turma CSM. Mais uma turma com alunos de variados segmentos, da criação de games à publicidade. O nível foi muito bom e a turma teve uma excelente performance na construção da famosa Scrumland.
A parada seguinte foi em Campinas, onde o Fabiano Milani, que é scrummer aqui na Caelum, me ajudou nas atividades e condução do treinamento, e também atuou como "o consultor gago" na atividade Scrum 59. Esta turma foi muito, muito divertida!
Um pessoal super alto astral e com muita vontade de fazer acontecer com Scrum nas suas empresas. Ao realizar o Scrum of Scrums na atividade final, teve um time tão empenhado e comprometido com o projeto que, vendo sua meta de asfaltar as ruas de Scrumland ameaçada, resolveu realizar o asfaltamento "literalmente" com as próprias mãos!
A última parada foi em Porto Alegre, 18 novos Certified ScrumMasters por lá! O nível desta turma foi muito bom, muita gente com anos e anos de experiência em TI, muitos com experiência em CMMi, MPS.Br e afins. Uma das coisas bacanas de aplicar treinamentos de Scrum é ver como a resistência das pessoas vai diminuindo no decorrer do treinamento. É comum ver pessoas que, no início do treinamento estão super resistentes, defenderem Scrum nas horas finais. Os gaúchos estavam tão envolvidos na atividade final que a colaboração entre os times na construção da Scrumland e a integração entre os ScrumMasters dos 4 times no Scrum of Scrums foi inédita para mim!

Fiquei em Porto Alegre por mais um dia para palestrar no evento Agile Day na PUC-RS, mas isso já é assunto para outro post! ;)

Um comentário:

Daniel Peralles disse...

O curso em Campinas foi muito bom estamos trabalhando com força total nos projetos Scrum por aqui, Valeu Alexandre pela força.