quarta-feira, maio 07, 2008

Graduação CSM com Alexandre Magno?

Pessoal, esse post foi motivado pela quantidade de questionamentos que venho recebendo quanto à possibilidade de eu vir a ministrar treinamentos CSM (Certified ScrumMaster) aqui no Brasil. Então vou colocar abaixo as principais perguntas que me são feitas quanto a este assunto, devidamente acompanhadas da minha resposta:

1. Você pretende ministrar treinamentos da ScrumAlliance no Brasil? Se sim, quando?
Sim, eu pretendo sim ministrar a graduação de CSM aqui no Brasil. No entanto isto não dependende unicamente de mim. Para ministrar estes treinamentos eu preciso ser um CST (Certified Scrum Trainer) e para isso eu preciso ter pelo menos 01 ano como CSP (Certified Scrum Practitioner) e ser aprovado no exame de CST. Eu já estou em processo de avaliação para me tornar um CST, sendo que o resultado sairá no dia que completo 01 ano como CSP, dia 01 de julho de 2008. Caso eu seja aprovado estarei divulgando meu calendário com datas e lugares nos quais irei fornecer esta graduação.

2. Estes treinamentos, quando acontecem no Brasil, são normalmente oferecidos a um valor alto e são ministrados em língua inglesa, como isso funcionará com você caso seja aprovado?
O material que utilizarei para o treinamento será totalmente em português e aprovado pela ScrumAlliance e a língua que utilizarei para as turmas aqui será portuguesa. Quanto aos custos trabalharei com valores compatíveis ao nosso mercado.

3. Estes treinamentos normalmente acontecem apenas nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Você tem planos em realizar este treinamento em outras cidades?
No último ano tenho viajando bastante e pude avaliar o potencial de Agile em algumas cidades, então podem ter certeza que rodarei grande parte do país: São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, BH, Salvador, Fortaleza, Goiânia, são algumas cidades das que com certeza receberão minha visita com treinamento CSM. Além disso, caso seja aprovado, estarei trabalhando também em turmas nos países da América Latina e Portugal.

4. Quem já fez algum treinamento de Scrum com você terá desconto nestas turmas?
Com certeza! Ainda não sei ao certo o percentual, mas com certeza, caso eu me torne um CST, oferecerei um valor especial para os que já fizeram treinamento comigo.

5. Onde posso fazer reserva ou matrícula nestas turmas?
Não pode! Não sou CST e portanto tudo que estou postando aqui são meus planos para caso eu venha ser aprovado no exame. Calendários, reservas e matrículas só estarão disponíveis após o dia 01 de julho CASO EU SEJA APROVADO.

Bom, é isso, fiquem acompanhando os posts aqui no meu blog pois manterei-os informados sobre este assunto. CONTO COM A TORCIDA DE TODA A COMUNIDADE AGILE!

Obs: Resultado sairá em 01 de agosto.

Nenhum comentário: